A huge collection of 3400+ free website templates www.JARtheme.COM WP themes and more at the biggest community-driven free web design site

Metodologia SCRUM

Embora tenhamos várias metodologias de gestão de projeto, existe uma que adoptamos sistematicamente, pelos resultados consistentemente positivos que atingimos: o SCRUM.

As razões principais pelas quais utilizamos o SCRUM são as seguintes:

  1. Adaptibilidade - Os processos de controle empíricos e interativos tornão os projetos adaptaveis e aptos à inclusão de novos requisitos emergentes;
  2. Transparência - Todos os mecanismos de propagação de informação, como "Scrumboard" e "Sprint Burndown Chart" são compartilhados  promovendo um ambiente de trabalho aberto.
  3. Feedback Contínuo — Feedback contínuo é disponibilizado através dos processos "Conduct Daily Standup" e "Demonstrate and Validate Sprint".
  4. Melhoria Contínua — Os entregáveis do projeto são melhorados continuamente, em cada Sprint, através do processo "Groom Prioritized Product Backlog".
  5. Entrega Contínua de Valor — Processos interativos permitem entregar valor ao clienteatravés do processo "Ship Deliverables" tão frequentemente quanto o cliente necessitar
  6. Ritmo Sustentavel - Os processos do SCRUM estão desenhados de tal forma que permitem à equipe de desenvolvimento adoptar um ritmo de trabalho sustentavel, habilitando-os, em teoria, a manter esse ritmo indefinidamente;
  7. Entrega Antecipada de Alto Valor - O processo "Create Prioritized Product Backlog" garante a que os requisitos prioritizados como mais importante para o cliente são aqueles que são entregues primeiro;
  8. Processo de Desenvolvimento Eficientes -  Através de "Time-boxing" e da minimização de trabalho não essencial é possivel atingir uma produtividade mais elevada
  9. Motivação — Os processos "Conduct Daily Standup" e "Retrospect Sprint" promovem niveis superiores de motivação entre os participantes do projeto
  10. Resolução Rápida de Problemas - A colaboração entre equipes (ou membros de equipe) multifuncionais levam a uma melhoria substancial no tempo de resposta de resolução de problemas
  11. Entregaveis Eficientes - O processo "Create Prioritized Product Backlog" e revisões regulares das entregas garantem que os artefatos produzidos atendem efetivamente as expectativas do cliente
  12. Centrado no Cliente - O enfâse da metodologia é a sua centralização nas demandas do cliente e valor para o negócio e através da abordagem colaborativa entre os stakeholders garante essa centricidade no cliente
  13. Ambiente de Alta Confiança - Os processos "Conduct Daily Standup" e "Retrospect Sprint" promovem transparência e colaboração, levando à criação de um ambiente de alta confiança e baixa fricção entre os participantes
  14. Titularidade Compartilhada - O processo "Approve, Estimate, and Commit User Stories" promove junto da equipe a responsabilidade compartilhada do projeto levando a um aumento da qualidade,
  15. Alta Velocidade — Este ambiente colaborativo promove justo dos membros da equipe uma elevação do gabarito profissional e através da realização do seu potencial pleno uma alta velocidade na implementação do projeto
  16. Ambiente Inovativo - Os processos "Retrospect Sprint" e "Retrospect Project" criam uma ambiente de introspeção apredizado e adaptabilidade promovendo uma ambiente de trabalho criativo e inovador

 

Se desejar saber mais sobre SCRUM visite: https://www.scrum.org/ ou compre o livro Scrum - a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo