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Gerenciamento de Processos

O que é BPM? Resumidamente, BPM é a disciplina de modelar, automatizar, gerir e optimizar os processos de negócio de modo a aumentar a eficiência organizacional.

BPM tem sido referenciado com uma introdução ao gerenciamento holístico, para alinhar processos de negócio das organizações com as necessidades dos clientes. Isto promove o desenvolvimento organizacional do negócio, com efetividade e eficiência, enquanto este se esforça para obter inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia.

BPM procura obter a melhora dos processos continuamente, no fundo, otimização contínua de processo e modelo funcional. É discutido se o BPM permite que organizações sejam mais eficientes, mais efetivas e com maior capacidade de mudanças do que aquelas com foco estritamente funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional, através de reporte hierárquico. Na verdade, o BPM torna as organizações mais agéis porque permite, se assim for desejado, uma modelagem matricial da própria organização.

Principais benefícios do BPM

  1. Valor: agre­ga­ção de maior valor para a orga­ni­za­ção, com maior foco e ali­nha­mento com a estratégia.
  2. Retorno finan­ceiro: eco­no­mia a par­tir da redu­ção de cus­tos, inclu­sive pela redu­ção de desperdícios.
  3. Efi­ci­ên­cia: maior efi­ci­ên­cia, fre­quen­te­mente supe­rando de modo rela­ti­va­mente rápido o inves­ti­mento inicial.
  4. Desempenho: via­bi­li­dade na defi­ni­ção e con­trole da per­for­mance do negó­cio, devido à uti­li­za­ção de indi­ca­do­res para moni­to­ra­mento dos pro­ces­sos em tempo real.
  5. Agi­li­dade: redu­ção do tempo para desen­vol­ver e imple­men­tar novos pro­ces­sos de negó­cio, assim como em situ­a­ções em que ações rápi­das se tor­nam necessárias.
  6. Comu­ni­ca­ção: maior efe­ti­vi­dade na comu­ni­ca­ção na orga­ni­za­ção, entre res­pon­sa­bi­li­da­des, depar­ta­men­tos, áreas, uni­da­des de negó­cio, níveis hie­rár­qui­cos, den­tre outros.
  7. Inte­gra­ção: maior inte­gra­ção dos cola­bo­ra­do­res e pro­ces­sos, com menor des­gaste a par­tir do momento em que papéis e res­pon­sa­bi­li­da­des ficam mais cla­ras para todos.

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